Jens lançou poucos discos até hoje. Logo que ficou conhecido, foi elogiado pela crítica, teve disco considerado o melhor do ano na Alemanha, e até foi dito que era o “único músico de jazz com mais prêmios que Albert Mangesldorf”. A explicação é a de que tem se dedicado mais ao teatro, cantando, tocando e improvisando, do que apresentando-se como músico de jazz.
Seu álbum Alone at Last, em 1999, despertou a atenção de Siggi Loch, dono da ACT Music. Gravou o álbum You Can’t Keep a Good Cowboy Down, com Paolo Fresu e Antonello Salis, sobre a obra composicional para o cinema de Ennio Morricone. Shadows in the Rain, com o saxofonista Christof Lauer, foi considerado o “álbum do ano”. Depois deste, foi a vez do duo Pure Joy, com o mesmo Lauer.
Sua participação em Othello, espetáculo produzido por Luk Perceval, no Munich Kammerspiele, Jens ficou longe das gravações até o CD Speed of Grace. Cantando o repertório da banda AC/DC, fez algo que foge totalmente ao espírito hard rock dos australianos. Acompanhando-se nos teclados e percussão e, em algumas faixas, com Verneri Pohjola no trumpete, os temas ‘hard” transformam-se em interpretações intimistas e originais. É até curioso Jens cantando “Se você quer sangue, você terá/ Se você quer sangue, você terá/ Sangue nas ruas/ Sangue nas pedras/ Sangue na sarjeta/ Até a última gota/ Você quer sangue, você terá”, versos de If You Want Blood, por exemplo, como se fosse um acalanto.
Não conhecia ou não lembrava de nenhuma canção cantada pela banda, mas o que sei é que Jens Thomas fez uma pequena obra prima em Speed of Grace. Vou apresentar algumas do disco, acompanhadas das originais para efeito de comparação.
Ouça Highway to Hell.
Ouça a mesma com o AC/DC.
Veja Thomas cantando Hells Bells.
Veja com AC/DC.
Ouça Touch Too Much.
Veja com o AC/DC.

Um reparo: O primeiro vídeo do AC/DC que você linka não é de Highway to Hell (grande clássico!), e sim da Touch Too Much, que vem repetida (em outra gravação) mais abaixo. Aqui vai um link para Highway to Hell:
ResponderExcluirhttps://www.youtube.com/watch?v=gEPmA3USJdI
Tá corrigido. Obrigado.
Excluir