Como sou um curioso em ouvir coisas novas, preciso de um método para diminuir a possibilidade de quebrar a cara. O meu é de me guiar por alguém conhecido. Em relação a cantoras, por exemplo, se o pianista é um Kenny Barron ou um Fred Hersch, me arrisco. Com instrumentistas, é mais ou menos a mesma coisa. Vários guitarristas que conheci passaram pelas formações do baterista Paul Motian, dentre eles, Kurt Rosenwinkel, Brad Schoeppach, Wolfgang Muthspiel, Jakob Bro, Steve Cardenas e Ben Monder, Não cito Bill Frisell, o guitarrista com quem mais gravou, pois o conheci em outras encarnações.
Em Garden of Eden (ECM, 2005), dos sete componentes, três eram guitarristas. Sem conseguir descobrir quem era quem nas intervenções de Jakob Bro, Steve Cardenas e Ben Monder, fui atrás de outros trabalhos destes.
Vi o nome de Ben Monder, cujo Amorphae (http://bit.ly/1VdgWQT) foi comentado há semanas, em Gazteiz (Fresh Sound, 2014) em um álbum de Gorka Benítez. Nunca tinha ouvido falar nele. A curiosidade mata o gato. Fui lá. E, qual a minha surpresa?
![]() |
| Capa de Gasteiz, com Benítez (esq.) e Monder (dir.) |
Quando se fala da Espanha, devemos pensar em várias Espanhas. A região da Catalunha nunca deixou de pretender tornar-se independente do resto do país, assim como a parte basca da Península. Foi uma das pedras no sapato do franquismo e continuou mesmo com a subida do monarca Juan Carlos. O saldo foi de quase duas mil pessoas. Mas, parece que a paz chegou.
Na música, os nomes mais conhecidos dos Países Bascos estão do lado francês. O grande nome é Maurice Ravel e as pianistas irmãs, naturais de Bayonne, Katia e Marielle Labèque. Muito da riqueza da música espanhola se deve às diferenças étnicas. A região da Galícia, por exemplo, com uma língua muito parecida ao português, tem uma influência galesa muito forte, fruto do domínio, por um tempo, dos celtas, tanto que um dos instrumentos mais populares é a gaita de fole. Um dos nomes importante da atualidade nesse instrumento é Carlos Nuñez. Outra influência, esta predominante, foi a dos mouros, que resultou na música definida como flamenca. O mais conhecido é o Paco de Lucia, mas não devemos deixar de mencionar outros como o de Pepe Habichuela, Tomatito e Diego El Cigala.
O regime franquista não gostava de jazz, mas, assim mesmo, o gênero floresceu. Basta observar a quantidade de bons festivais que acontecem no país, principalmente, na região basca, como os que acontecem em San Sebastian e em Vitoria-Gasteiz, capital da Comunidade Autônoma Basca.
Apesar de Madri ser um grande centro, parece que o jazz converge para a Catalunha. É de Barcelona o pianista Tete Montoliu. A cidade é sede da Fresh Sound, uma das melhores gravadoras europeias. O basco Gorka Benítez, começou estudando no Conservatório de Bilbao, sua cidade natal, depois em Barcelona. Completou-os em Nova York, onde ficou por três anos. Voltando a Barcelona, desde 1997, quando foi considerado o melhor saxofonista do ano e foi autor do melhor disco do ano, com o baterista David Xirgu, Benítez é considerado um dos grandes músicos da Espanha.
Gazteiz
Vitoria-Gasteiz, capital da Comunidade Autônoma Basca, desde 1981 sedia um dos festivais mais tradicionais da Europa. É posterior a outro, tradicionalíssimo, curiosamente, na mesma região. Existe desde 1966 e atualmente chama-se Heineken Jazzaldia.
O disco, intitulado Gasteiz, é o registro da apresentação de Benitez, seu parceiro de longa data, o baterista Xirgu, e do guitarrista Ben Monder no Vitoria-Gasteiz Jazz Festival, em 16 de julho de 2012.
Como disse logo no começo, cheguei no disco por meio de Ben Monder. Naturalmente, é o saxofone que fica em primeiro plano. Mas é impressionante como pode ser tão variada a gama de sons tirados da guitarra. Sempre discreta, pode soar como um baixo elétrico (Silbable), um sintetizador (Falsa Calma), único número em que Gorka toca flauta, ou apenas quase sem distorções, valorizado em solos que lembram a guitarra de John McLaughlin da época em que gravou Extrapolation (Goazen).
Ouça Goazen.
Outra boa composição boa é Idoia. Belo e melancólico saxofone.
Veja Benítez e Xirgu em A Marte Otra Vez.
Veja Monder, Benítez e Xirgu em ação no Sunset Jazz Club. Não estranhe a filmagem bizarra.
Veja Benítez e Xirgu em A Marte Otra Vez.
Veja Monder, Benítez e Xirgu em ação no Sunset Jazz Club. Não estranhe a filmagem bizarra.

