quinta-feira, 11 de março de 2021

O morto

Desde a adolescência tomei gosto de fazer seleções de músicas preferidas e gravá-las, antigamente, em fitas cassete, cuja abreviação em português era K-7, depois em CDs e, por último, em Mini Discs (MD). Hoje, essas seleções têm outro nome: “playlist”. Os brasileiros de hoje fazem playlists. É mais uma palavra importada da língua inglesa. Alguns acham que é para se usar o artigo feminino, e outros, o masculino. Se considerarmos que usa-se o artigo feminino para “seleção”, o correto, em princípio, é “a” playlist. 

Bom, vamos ao que importa. Procuro sempre, além de selecionar as preferidas, montar seleções temáticas. Esta é uma delas. Foi intitulada “O morto”. Existe a sina dos 27 anos. Estão incluídos quatro que se inserem nessa classificação: Janis Joplin, Jimi Hendrix, Kurt Cobain, do Nirvana, e Amy Winehouse. Dois morreram em acidentes de avião: Buddy Holy (22 anos), Otis Redding (26 anos). Mama Elliot, ou Mama Cass, como era conhecida, do The Mamas & Pappas, morreu do coração, em decorrência do excesso de peso.

A consumo exagerado de drogas ilícitas ou abuso de remédios contra dor foram causas da morte de muitos, como Prince, Michael Jackson e Elvis Presley. Este último morreu relativamente jovem: 42. Chet Baker é o exemplo clássico do músico vítima do abuso de drogas pesadas. Mesmo tendo que sair dos Estados Unidos, ser preso mais ide uma vez, seguiu na carreira musical, nunca mais como o genial trompetista surgido na década de 1950. Mesmo claudicante, parecendo um fantasma ambulante, não parou de tocar. Provavelmente jogou-se pela janela de um apartamento de hotel em que se hospedava, em Amsterdam. Vários jazzistas de sua geração conseguiram se livrar das drogas – ou aprenderam a consumir com parcimônia –, como Gerry Mulligan, Dexter Gordon, Miles Davis e Sonny Rollins e voltaram a tocar brilhantemente. Outros, como Lester Young, Charles Parker e Bud Powell não conseguiram.

A depressão levou dois ingleses geniais – Nick Drake (26 anos) e Ian Curtis (23 anos) – a cometerem suicídio. Sobre Nick Drake, leia “O morto Nick Drake”. Um terceiro que morreu jovem foi Jeff Buckley. Depois do sucesso estrondoso de “Grace” (CBS 1994), teve dificuldade em concluir seu segundo álbum. Viajava com seu road manager, parou o carro dizendo que queria nadar. Entrou no rio de roupa e desapareceu. Seu corpo foi encontrado uma semana depois, em 29 de maio de 1997 no rio Wolf, perto da nascente do rio Mississippi. Tinha 30 anos. Mais detalhes em “O morto Jeff Buckley”.   

Frank Zappa e Rory Gallagher faleceram relativamente cedo. Zappa teve câncer de próstata e morreu poucos dias antes de fazer 53. O potente guitarrista e vocalista irlandês tinha problema de fígado e morreu com 47 antes de conseguir fazer um transplante.

Em 1990, Curtis Mayfield, autor da genial “Super Fly”, foi atingido por uma torre de em uma apresentação em Nova York e ficou tetraplégico. Elton John, Bruce Springsteen, Eric Clapton, Steve Wonder, Steve Winwood e Aretha Franklin, dentre outros, gravaram um emocionante tributo. A música presente nessa playlist – “New World Order” –, é do álbum do mesmo nome, gravado depois do acidente. Morreu em 1999, com 57 anos por causa da diabetes.

Por último, sem ser o último, a lista é completada por Sam Cooke. Foi assassinado pelo gerente de um motel em que estava hospedado, em 1964. Mais detalhes, você pode ler no post “O comum entre Arte˙a Franklin e Otis Redding”. Sua “A Change Is Gonna Come”, lançada em 1963, é a música símbolo da luta dos negros pelo fim da segregação racial, levada pelo Movimento dos Direitos Civis, por Martin Luther King.


1    Elvis Presley - Jailhouse Rock
2    Buddy Holly - Heartbeat
3    Curtis Mayfield - New World Order
4    Frank Zappa - Black Napkins
5    Janis Joplin - Ball and Chain
6    Sam Cooke - Twistin’ in the Night Away
7    Nirvana - Smells Like Teen Spirit
8    Chet Baker - You Go to My Head
9    Rory Gallagher - A Million Miles Away
10  Nick Drake - River Man
11  Jeff Buckel - Nightmares by the Sea
12  Otis Redding - Sittin’ in the Dock of the Bay
13. Joy Division - Shadowplay
14  The Mamas & The Papas - Dream a Little Dream of Me
15. Jimi Hendrix - Castles Made of Sand
16  Amy Winehouse - Back to Black

Depois dessa longa preleção, ouça a playlist.



terça-feira, 9 de março de 2021

Dá samba. Uma playlist batuta.

Pode parecer samba do crioulo doido, mas não é. Tem vários sambas mas tem de outros estilos, como “A Flor e o Espinho”, de Nelson Cavaquinho. Dizia-se antigamente “isso dá samba” para indicar que ia dar certo. Não sei qual é a expressão atual para isso.


1     Luiz Melodia - A Voz do Morro
2     Chico Buarque - Festa Imodesta
3     Gilberto Alves - Não Tenho Inveja
4     4 Ases e 1 Coringa - Boneca de Pano
5     Zé Miguel Wisnik - Viúvo
6     Rosa Passos - Samba da Minha Terra
7     Anjos do Inferno - Helena, Helena
8     Dorival Caymmi - Rosa Morena
9     Jorge Veiga - Na Cadência do Samba
10   Nelson Cavaquinho - A Flor e o Espinho
11    Miltinho - Eu Quero Um Samba
12    Teresa Cristina - Argumento
13    Mario Reis - O Sol Nasceu Pra Todos
14    Vassourinha - Juracy
15    Miltinho - Eu Quero Um Samba
16    Francisco Alves - Vivo Deste Amor
17    Silvio Caldas - Fita Amarela
18    João Gilberto - É Luxo Só
19    Cartola - Preciso Me Encontrar
20    Luiz Barbosa - Perdi a Confiança
21    Paulinho da Viola - Pecado Capital
22    Silvio Caldas - Minha Palhoça
23    Carlos Galhardo - Favela

A playlist.


domingo, 7 de março de 2021

Brasil: uma playlist fora do padrão

A playlist  chamada “Brasil” é bem variada, fora de um padrão. Alguns números da década de 1960 se misturam a outras mais recentes mas, nem tanto, pois a mais nova deve ser do início desse século. Chutando, as mais recentes são de 2003-2005: “X do Problema” (Marcos Sacramento), “Ilê Ayê” (Daúde), “Doce na Feira”, de Monica Salmaso, “Perto do Coração” (Nelson Ayres), “Baião de Quatro Tempos” (Zé Miguel Wiznik) e “Terra Estrangeira” (Eveline Hecker).

A seleção é pouco ortodoxa, Mas, se você é curioso, clica na playlist que disponibilizei no Spotify.


1 Marcos Sacramento - X do Problema

 2 Vanessa da Mata - Alegria

 3 Gal Costa - Lágrimas Negras

 4 Daúde - Ilê-Ayê (Que Bloco É Esse?)

 5 Paulinho da Viola - Deixa Pra Lá

 6 Walter Wanderley - Garota de Ipanema

 7 Sergio Ricardo - Folha de Papel

 8 Dick Farney & Norma Bengell - Você

 9 Caetano Veloso - Madrugada e Amor

 10 Joel Nascimento - Canto Triste

 11 Milton Banana - Cidade Vazia

 12 Monica Salmaso - Doce na Feira

 13 Eveline Hecker - Terra Estrangeira

 14 Agostinho dos Santos - Manhã de Carnaval

 15 Nelson Ayres - Perto do Coração

 16 Olivia Byington - Canção do Amor Demais

 17 José Miguel Wisnik - Baião de Quatro Toques

 18 Marcos Valle - Ilusão à Tôa

 19 Rumo - Deus Nos Livre dos Castigos das Mulheres

 20 Virginia Rodrigues -Por Toda a Minha Vida

 21 Waldir Azevedo - Pedacinho de Céu