quinta-feira, 15 de outubro de 2015

O frevo invade a América

Melissa Aldana toca com a SpokFrevo
Da lista que publiquei dos que receberam as melhores classificações, segundo os críticos da revista Downbeat, os únicos brasileiros são o saxofonista Ivo Perelman, com Reverie (Leo Records), em duo com Karl Berger, e a banda SpokFrevo Orchestra, ambos com 4 estrelas. Esta última deve ter chamado a atenção dos chefes da gravadora Motéma, que tem se destacado pelo cast bem diversificado. Nele incluem-se Leny Andrade, Nilson Matta, Ithamara Koorax e Helio Alves.

O saxofonista Inaldo Cavalcante de Albuquerque, chamado Spok, é quem montou a banda que, pelo nome, sugere o que tocam. É composta por 17 (varia) músicos e, por isso, pode ser considerada uma orquestra. É bem conhecida dos pernambucanos, naturalmente. Desde 2007, fecham o carnaval do Recife. O lançamento de Ninho de Vespas pela Motéma propicia o conhecimento aos americanos desse gênero tipicamente nordestino.

O frevo é comparado à música de New Orleans do início do século 20, na matéria publicada no New York Times por ocasião da apresentação deles no Rose Hall’s Appel Room, do Jazz at Lincoln Center, coincidindo com o lançamento do álbum. A banda contou com a “rising star” chilena Melissa Aldana e o espetacular trombonista Wycliffe Gordon como “special guests”. No álbum, seus convidados também são de peso, só que brasileiros.

Em Onze de Abril, primeira faixa, o convidado é o clarinetista Paulo Sergio Santos. Os outros que fazem alguma participação especial são Dori Caymmi – dá uma canja fugaz na música título, que é de sua autoria –, Jovino Santos Neto, Nelson Ayres e Hamilton de Holanda. Sua participação em Tá Achando Que Tá Devagar? é um dos destaques.

Ouça.




O SpokFrevo se apresenta com a orquestra do Jazz at the Lincoln Center. Veja.



Veja a apresentação da orquestra no Sesc Instrumental, tocando Ninho de Vespa, de Dori Caymmi e Paulo César Pinheiro. No álbum lançado pela Motéma, é cantada por Dori.




Se você quiser conhecer mais o trabalho da SpokFrevo Orchestra, tem muita coisa no youtube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário