![]() |
| Kevin Eubanks (esq.) e Stanley Jordan |
Kevin Eubanks vem de uma família musical. Para os fãs de jazz, dos irmãos Eubanks, o mais conhecido é Robin, grande trombonista e membro da banda de Dave Holland. O mais popular – ou o mais visto –, no entanto, é Kevin. Foi da banda Tonight Band Show, do programa de Jay Leno, de 1995 a 2010. Saiu para retomar à carreira que havia interrompido como músico de jazz. O irmão mais novo – Duane – é trompetista. Tem dois primos conhecidos: o pianista Charles Eubanks e o contrabaixista Duane. E como confirmação de que é uma família verdadeiramente musical, Kevin é sobrinho do grande Ray Bryant, além do que tem mãe com pianista de formação clássica.
Após a saída do programa de Leno, lançou alguns álbuns como líder, criando sua gravadora, a Insoul Music e seus dois últimos saíram pela Mack Avenue. Por ela, acaba de sair, agora em março, Duets. Se não tinha muita expectativa por um disco dos dois, afinal seus tempos de maior prestígio estão no passado, é grande a surpresa pois é muito bom. Estão em grande forma e o entendimento entre eles é perfeito. Não é uma “guitar battle”, uma competição de quem é melhor ou mais rápido; é um álbum em que tocam com incrível harmonia, preservando, cada um, seu estilo, além dos dois tocarem outros instrumentos.
Na primeira faixa, Morning Sun, em que são coautores, Jordan toca guitarra e Eubanks guitarra semi-acústica. Grande início. Seguem com três standards – Summertime, Nature Boy e A Child Is Born – e Someone Like You da pop inglesa Adele.
Veja Kevin e Stanley em Morning Sun, a primeira de Duets.
Na interpretação dos standards, ambos fogem do comum. Fazem releituras originais. Em A Child Is Born, de Thad Jones, como em várias faixas, revezam-se ao piano. Neste caso, é a vez Eubanks. Em entrevista, disse que cresceu ouvindo sua mãe e o tio Ray Bryant tocarem essa música.
Ouça a conhecidíssima Nature Boy, de eddie ahbez. Uma observação: no tempo em que ahbez era vivo, obrigava que seu seu nome fosse registrado em minúsculas pois, segundo ele, em maiúsculas, só Deus. (sobre isso leia http://bit.ly/1E1KERR e http://bit.ly/1BN6gu8)
Mesmo em canções populares como Someone Like You, da inglesa Adele, os dois são originais.
Ouça.
Além de Morning Sun, as outras composições originais dos dois são Old School Jam, Vibes e Goin’ on. Além das citadas anteriormente, tocam Blue in Green (brilhante), de Bill Evans, e Lights, canção pop da inglesa Ellie Goulding. É a preferida de Stanley. Confira.
Assista ao promocional da Mack Avenue com os dois. Quando começaram a conversar sobre o projeto, Stanley enviou um e-mail sugerindo o título Black and Black. Kevin respondeu: “Não”.

Nenhum comentário:
Postar um comentário