quinta-feira, 14 de março de 2013

Alguém sabe quem é Kurt Ellenberger?

Kurt Ellenberger (ph: Tim Motley)
Como disse aquele meu amigo: basta ser curioso. Nunca tinha ouvido falar de Kurt Ellenberger. Ao ouvir um disco seu de piano trio (ele, David Dunn no baixo e Dane Richeson na bateria), fiquei surpreso positivamente; isso porque Songs from Far West, lançado em 1999, é muito bom. Esse cara gravou Songs há mais de vinte anos e nunca tinha ouvido falar dele? Bom, pelo jeito, não sou o único. Procuro na internet (hoje é tão fácil!) e nem um tópico na Wikipedia? Descubro que há um site no seu nome (www.kurtellenberger.com). Na homepage, ao se clicar em “review”, vejo algumas linhas de algumas publicações obscuras, algumas frases que sairam em alguns veículos mais conhecidos como o The New York Times ou a Billboard e fico sabendo que gravou Music for 18 Musicians, de Steve Reich, como membro do Grand Valley New Music Ensemble. Esse ensemble gravou Terry Riley também. Reich e Riley são dois expoentes da música de vanguarda (nem tão vanguarda mais) americana. Com certeza, Ellenberger tem formação erudita. E é um tremendo músico, pelo que se ouve em Songs from Far West.

O álbum começa com duas peças mais longas (mais ou menos 10 minutos). Lakspur in Aspen é interessante. A segunda – Herr Mann’s Fell’d – é enérgica, bela e tensa. A veia erudita se revela na sua pessoal interpretação de Nobilissima Visione, de Paul Hindemith.

Para que você conheça um pouco de Ellenberger, ouça In a Sentimental Mood, de Duke Ellington, sob sua ótica (ou percepção).



Nota: todas as músicas postadas no DivShare podem ser “puxadas”. Basta clicar em “share” e depois, em “download”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário