![]() |
| Seu Jorge, em A Vida Aquática de Steve Zissou |
Dentre as coisas inusitadas que Anderson nos proporciona, como é que Seu Jorge foi parar em um filme seu? Se o compositor e cantor não era ainda nem tão conhecido como é agora, que até mora em Los Angeles… boa pergunta.
Encontrei o Fernando Meirelles, companheiro da Faculdade de Arquitetura da USP, em um bar por ocasião da despedida de uma amiga em comum que morava na França e vinha uma vez por ano ao Brasil. Já tinha realizado Cidade de Deus, O Jardineiro Fiel e, se não me engano, O Ensaio Sobre a Cegueira. Entre uma coisa e outra, revelou sua admiração por Paul Thomas Anderson e a conversa chegou em outro Anderson. Devo ter perguntado em como Seu Jorge fora parar em A Vida Aquática de Steven Zissou. Respondeu que ele fora o responsável. Um produtor bem conhecido – não lembro de seu nome agora –, tinha entrado em contato à procura de um ator com algumas características para o filme que Wes Anderson estava gestando. Sugeriu o cantor/compositor que participara de Cidade Deus como Mané Galinha. O que conto pode ter algumas imprecisões pois aconteceu há um bom tempo, mas foi mais ou menos assim. Disse que por sua causa Seu Jorge passara seis meses morando na Itália, curtindo e trabalhando no filme.
Seu Jorge e David Bowie
Ficou faltando a pergunta sobre como surgiram aquelas versões malucas em cima das mais conhecidas canções de Bowie que Seu Jorge canta no filme. Possivelmente não saberia responder.
Esquisitice por esquisitice, parece que a ideia partiu do próprio diretor. Seu Jorge cantando versões que, em termos de letra, não soma nada. É, no entanto, mais um toque exótico do diretor. A única que já tinha uma letra em português, de autoria da banda Nenhum de Nós é Starman; o resto é dele.
Seu Jorge ganhou palavras simpáticas de Bowie no encarte: "Se Seu Jorge não tivesse gravado minhas canções acusticamente em português, eu nunca teria ouvido esse novo grau de beleza que ele conseguiu adicionar a elas."
Para quem não as conhece, vamos lá.
Starman.
Para quem não as conhece, vamos lá.
Starman.
Rock’n’roll Suicide, no filme.
Life on Mars.
Ouça o álbum na íntegra.

Nenhum comentário:
Postar um comentário