São tantos os covers de Leonard Cohen, que ele virou um standard. Não são apenas as canções que se tornaram standards. Ele também, com um certo perigo de tornar-se caricatura de si mesmo. Quando ficou conhecido já tinha aquele jeito de “diferente”. Era alguém que parecia surgir na contra mão. Enquanto todo mundo queria fazer muito barulho, era da ala mais zen. A boa amostra desse seu estilo é a sua longa fala na apresentação no festival da Ilha de Wight.
Cohen, na mesma medida em que envelheceu, foi ficando mais conhecido e todo mundo canta suas canções. Agora que completou 80 anos, foram lançados alguns álbuns lembrando da efeméride, e o próprio Leonard soltou “Popular Problems”. A mais conhecida revista francesa especializada em música popular, a “Les InrocKuptibles”, encartou um CD com algumas interpretações conhecidas e outras menos. Dos intérpretes consagrados, muito boa é “Avalanche”, com Nick Cave em performance “intensa” e dramática, como de costume.
Veja Cave em “Avalanche”
As homenagens não param por aí. Saiu no mercado alemão um álbum chamado “Poet – Leonard Cohen in Deutscher Sprache”. É o bardo canadense cantado na língua de Goethe e Schiller. Os nomes, fora o de Nina Hagen, para mim, são desconhecidos. Mas não custa dar uma ouvida.
Ouça Peter Maffay em “Zuerst Also Manhattan” ou, “First We Take Manhattan”
Uma boa é a de Peter Maffay cantando Zuerst Also Manhattan, ou melhor, First We Take Manhattan.
Ouça também Sternblauer Trenchcoat, com Reinhard Mey, ou, Famous Blue Raincoat.

Em outra postagem, escrevo sobre outros discos tributo que foram gravados (ouça e leia em http://bit.ly/1wYW0lA)
Não posso deixar de repetir um dos grandes covers presentes nessa postagem. Veja If It Be Your Will, com Antony and The Johnsons.
O melhor disco tributo é bem antigo e tem um punhado de nomes consagrados como Lloyd Cole, Ian McCulloch, Pixies, James, John Cale, Nick Cave e R.E.M., dentre outros. Chama-se “I’m Your Fan”, de 1991.
Muito linda, presente em “I’m Your Fan”, é Suzanne com Geoffrey Oryema. Ouça.
Não posso deixar de repetir um dos grandes covers presentes nessa postagem. Veja “If It Be Your Will”, com Antony and The Johnsons.
O melhor disco tributo é bem antigo e tem um punhado de nomes consagrados como Lloyd Cole, Ian McCulloch, Pixies, James, John Cale, Nick Cave e R.E.M., dentre outros. Chama-se “I’m Your Fan”, de 1991.
Obrigada Yokoyama, por me apresentar estes covers de Cohen. Amei!
ResponderExcluir