sexta-feira, 27 de agosto de 2010
O meu Chet Baker
Comprei o meu primeiro Mac em 1988, se não me engano. Era um Mac SE, caríssimo em comparação com os PCs da época, sabendo, no máximo, ligar. A primeira brincadeira que fiz no computador desapareceu e achei-a seis meses depois; tinha salvado no floppy disc. Nem sabia que poderia escolher o destino do arquivo a ser salvo. Uma semana depois da compra, recebi a encomenda para criação de um cartaz para uma empresa cinematográfica. Passei um fim de semana no computador usando um programa de editoração considerado o melhor da época e, hoje, quase submerso pelo domínio avassalador dos Adobes da vida, o Quark X-Press, e não conseguia fazer a coisa mais simples do mundo: aplicar um logo no rodapé. Na segunda de manhã, saí com o arquivo no disquete (o tal floppy disc) e fui até o estúdio de uma amigo para socorrer-me. Parecia pegadinha: era só clicar num botão em que estava escrito algo como “ignore text wrap”. Era só isso.
Com o Adobe Photoshop instalado e um scanner que custou a módica quantia de 4.500 USD, comecei a “brincar” com o que parecia mais interessante: desenhar e pintar com o mouse. Peguei alguns livros de fotos de jazz e escaneei algumas tiradas por Herman Leonard. Fui experimentando e aplicando efeitos, cores e pinceladas sobre as imagens. Esqueci-as. Outro dia, achei-as impressas no meio de muitos desenhos que fui fazendo nesses anos todos. Reescaneei-as para tê-las em arquivo digital (os originais devem estar perdidos em alguns disquetes). A primeira que fiz foi a de Chet Baker (não lembro se tirei do livro de Leonard ou de William Claxton, outro especialista em retratar figuras do jazz). Tenho mais uns poucos. Outros, perdi, como a de Dexter Gordon sentado com o sax e um cigarro nos dedos.
Como tudo isso acima é só lorota, vamos ao que é bom. Disponibilizei a belíssima The Thrill Is Gone, do celebrado Chet Baker Sings.
Obs: não sei se é problema do divshare (o link que uso para disponibilização dos áudios) ou do Google, na hora em que se clica no “play” do tocador, começa a tocar uma música ridícula. Tenha paciência. Clique na botão circular e dê o play novamente.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário