No adesivo colado no CD Jasmine, duo de Keith Jarrett e Charlie Haden, na “chamada” assinada pelo pianista está escrito: “Chame sua mulher, esposa ou amante tarde da noite, sentem-se e ouçam.” Não tive chance de fazer isso, ainda, mas ouvi o disco pelo menos umas dez vezes em uma semana. Quem quiser seguir a recomendação de Jarrett, “muito que bem”, como diria uma amiga de muito tempo.
Ouvir música sozinho é uma opção. Jazz não é um gênero fácil de combinar com momentos românticos, principalmente se for instrumental. Alguns preferem ouvir axé com centenas de pessoas ao lado. Ouvir um disco é diferente de estar em sintonia com um bando de gente gritando e pulando. É um ato coletivo e a catarse de descobrir a beleza de alguma coisa acontece em circunstâncias muito diferentes. Ouvir um disco sentado num sofá, sozinho, é um ato reflexivo, antes de mais nada: é você e a música. Aquela convergência que acontece entre pares ouvindo alguma melodia que emociona a ambos em perfeita sintonia é um acontecimento inesquecível. É raro acontecer, e quando acontece, marca.
Não tive esse prazer compartilhado com o novo CD dos dois geniais músicos que se reencontram depois de muitos anos. Som de primeira: apenas baladas, clássicos como For All We Know, Where Can I Go Without You, No Moon at All, I’m Gonna Laugh You Right Out of My Life, Body and Soul, Goodbye e Don’t Ever Leave Me, de Jerome Kern e Oscar Hammerstein II.
As interpretações de Jarrett são contidas, reflexivas. Como são a de seu acompanhante. A harmonia de “casal” existe sim, entre eles, não a de amantes, é certo. Muitos anos depois, reúnem-se e a magia interativa não deixou de existir. Antes, muito antes, nas décadas de 1970 a 80, tocaram juntos e produziram grandes discos com o saxofonista Dewey Redman e Paul Motian.
Infelizmente, Jasmine é mais um CD que não será lançado no Brasil. A sugestão é adquiri-lo em lojas físicas que ainda valorizam a boa música, ou comprar através de sites como a Amazon. Sai até mais barato que os discos nacionais. Com as despesas de frete, fica por volta de 45 reais. Cada tostão gasto nessa aquisição será regiamente gratificado com prazer sem preço. No YouTube, várias faixas do CD estão disponíveis (em áudio, com a imagem da capa). É uma opção. Nesse post está disponibilizado um belíssimo standard. Ouça.
Goodbye

Nenhum comentário:
Postar um comentário