sábado, 14 de janeiro de 2012

Sebastiana

Sebastiana é a de cabelo branco, no centro da foto
Hoje, 14 de janeiro de 2012, Sebastiana – ou Sebastianinha, como, carinhosamente, Key Farias, sua caçula, a chamava –, completaria 86 anos. A imagem ao lado é da última vez em que todos se reuniram em torno dela, no Natal de 2010.

Sebastiana tinha um coração tão grande que acolheu, além de seus dez filhos, pessoas que depois ficaram conhecidas por terem trabalhado no governo do Estado de São Paulo, como Edson Tomás de Lima, que, carinhosamente, era e é conhecido, simplesmente, como Edsinho, e o, hoje, deputado federal, Edson Aparecido.

Mario Covas tinha um de seus filhos, o Tião Farias, como um dos seus. Tratava Sebastiana com o mesmo carinho que nutria por ele. Tião foi secretário de governo de Covas e é, atualmente, vereador da cidade de São Paulo. Silenciosamente, pessoa de personalidade forte e de coração grande, como o de sua mãe, faz um grande trabalho por essa metrópole indomável chamada São Paulo. Mas Tião Farias é um cara de fibra e, contra tudo e todos, acha que São Paulo tem solução. Tião é filho de Sebastiana, mulher forte, nordestina, que foi amada pelos filhos, netos e amigos.

O coração de Sebastiana podia acolher o mundo. É uma pena não tê-la conhecido. Falam tão bem dela que, penso: “queria ter conhecido essa mulher”. O Edsinho me disse uma vez, referindo-se a uma das filhas: “se ela tiver 25% da mãe, ela é perfeita.”

A única homenagem que posso fazer, por hora, a essa mulher, é deixar nesse breve texto, uma de suas músicas preferidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário