quinta-feira, 14 de junho de 2018

O vibrafone de Lewis Wright, em perfeita sintonia com Kit Downes

Lewis Wright e Kit Downes
Considerado instrumento de percussão, o vibrafone tem grandes representantes na história do jazz, a começar por Lionel Hampton. Foi grande a sua influência, e por sua orquestra, passaram grandes músicos, fora que é o compositor da genial “Midnight Sun”.

Outro genial, é Milt Jackson. Diferentemente do primeiro, pura energia ritmica, este privilegiou a melodia de sonoridades hipnotizantes, em combinação perfeita com a concepção “third stream” do pianista John Lewis, no Modern Jazz Quartet.

Um dos vibrafonistas geniais, depois deles, é Gary Burton. Surgiu na cena musical nos anos 1960 e é até hoje a grande referência, junto com Bobby Hutcherson. Mais novos que ele, muito bons, são Stefon Harris, Steve Nelson e Jason Adasiewicz.

Apesar de Donald Trump, os Estados Unidos continuam sendo o centro de propagação do jazz, em prejuízo de países fora do continente americano. Por essa razão, o inglês Lewis Wright desponta entre os melhores rising stars, ocupando um modesto 20º lugar, pela revista Downbeat. O rapaz promete – recebeu um belo elogio de Gary Burton –, a começar por seu talento como compositor.

Pessoas que possuem seus cartões de idosos, para poderem estacionar em vagas especiais de mercados, bancos e shopping centers, podem viajar gratuitamente de metrô, trem ou ônibus, e que gostam de música, devem ter ouvido em alguma ocasião a grande parceria de Chick Corea e Gary Burton. Apresentaram-se no Brasil, depois de terem lançado “Crystal Silence” (ECM, 1979), “Duet” (ECM, 1979) e “In Concert, Zürich, October 28, 1979”. Quem viu sabe do quanto foi antológico o encontro.

O selo Signum Classics – a princípio, imaginei que fosse de música erudita – acaba de lançar o álbum “Duets”, com Lewis Wright e Kit Downes. Sem saber dele, “farejando” apenas por conhecer Downes, pianista e organista de enorme talento, resolvi arriscar. É uma bela surpresa. Lembra os de Corea e Burton. As composições são todas de Wright. Olha, vou ficar atento aos próximos que gravar. “Duets” é seu primeiro lançado. “Fortuna” e “Satis” são as minhas preferidas, por enquanto.

Por sorte, essas duas faixas estão disponíveis no YouTube.

“Fortuna”.




“Sati”.




Sobre Kit Downes, leia em Um grande início de 2018 da ECM

Nenhum comentário:

Postar um comentário