terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Tudo é novidade com Imani Uzuri

Capa de Gipsy Diaries, de Imani Azuri
Você sabe quem é Imani Uzuri? Nem eu, se essa pergunta tivesse sido feita ontem. Dê uma busca no Google. Nem tem na Wikipedia. Descubro que tem um site imaniuzuri.com com quase nenhuma informação. Nela há uma foto dela. Negra bonita, com uma roupa de listras coloridas. Ah, pelo nome e pela indumentária deve vir de algum lugar da África. Engano. Um pouco mais de pesquisa e descubro que nasceu na Carolina do Sul, EUA. Ao lado do nome está escrito “The journey is to look inside and find”.


Qual é a viagem de Imani?

Imani diz que, em viagens conhecem-se pessoas, lugares e hoteis. Passou por lugares distantes entre si como a Rússia, Etiópia e Hungria. São viagens interiores também, pois são encontros e encruzilhadas consigo mesmo.

The Gypsy Diaries é um título adequado. Ciganos são associados ao nomadismo, à não fixação na terra. Imani, com esse nome é uma americana negra, que não quer ficar circunscrita às formas musicais locais. Ela deseja o novo. Nesse disco, canta acompanhada por cítaras, thunder drums, kajiras, hadjinis, uduboos e flautas japonesas tocadas por Kaoru Watanabe.

Imani tem aquela voz que parece vir da alma, se isso existe, e nos faz pensar na dor ancestral de sofrimentos e privações dos negros. No seu modo de cantar há algo da tradição americana dos spirituals. Se fosse por isso, muitas outras intérpretes possuem essa característica. Por que é diferente? É diferente pela originalidade dos arranjos, muito interessantes.

Sons de cítara abrem o CD com Beautiful. Um longo “iu” se propaga em tom hierático para que se forme a frase “You are so beautiful” para se complementar com “auroras que o abençoam, a lua que o abençoa, o vento que sopra apenas para acariciá-lo.”

Ouça Beautiful.




Veja uma apresentação ao vivo dessa canção.




Aos instrumentos de nomes estranhos, acrescentam-se belos sons de flauta, violões, violinos e violoncelo. Ouça uma bela canção chamada Winter Song.




“Encontre-me na estação. Sou aquela que estará te esperando sob a luz da lua. “estarei esperando por você.” Com esses poucos versos, Imani faz uma bela canção. Ouça Meet me at the Station.




Outra grande interpretação de Uzuri: Dream Child.




Gostou? Tem mais coisas no YouTube. Vai lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário