terça-feira, 16 de julho de 2013

Breve relato do encontro de Robert Plant com Bobby Gillespie

Novo disco do Primal Scream
Screamadelica causou furor quando foi lançado. Logo era considerado entre os melhores do ano de 1991. Passados os anos, continua a figurar entre os melhores de todos os tempos em cada lista que sai em revistas especializadas em música.

Bobby começou baterista do Jesus and Mary Chain e depois, criou o Primal Scream. O tal do “grito primal” foi moda depois de John Lennon e Yoko Ono apregoarem as virtudes terapêuticas da Terapia Primal, criada pelo psicoterapeuta Arthur Janov. Alguém se lembra de uma música em que Yoko fica o tempo todo gritando ou qualquer coisa parecida? Seus “poderes terapêuticos” ecoaram posteriormente com a banda Tears for Fears e virou nome da banda de Gillespie. Hoje, pouco se fala disso. Procure na internet.

O cantor líder do Primal Scream fez ecoar seus gritos em nomes “ruidosos” como Screamdelica, o grito psicodélico, Exterminator (grafado XTRMNTER), Vanishing Point, nome de um filme cult belíssimo, Evil Heat e Riot City Blues. Segundo a crítica, Bobby era uma espécie de Mick Jagger da geração rave. A associação não é tão delirante. A levada de Movin’ On Up, a primeira de Screamadelica, é próxima à fase de Their Satanic Majesties, Let It Bleed e The Beggars’ Banquet, dos Stones.

Veja Movin’ On Up. Faz parte do DVD comemorativo dos 20 anos do lançamento de Screamadelica.




Psicodelia e rave combinam com drogas. É, elas passaram a atrapalhar a criatividade de Bobby. Parou faz cinco anos. O último, antes de More Lights, que acaba de ser lançado, foi Beautiful Future, em 2008. Uma das faixas conta com um convidado muito especial.

Ele andava pelas ruas de Londres e avistou o ex-vocalista do Led Zeppelin Robert Plant. Sentaram-se no café e Plant perguntou se precisava de alguma ajuda. Perguntou-lhe se toparia participar do disco que estava gravando. Dias depois, Plant deixou uma mensagem eletrônica no telefone dizendo-lhe que passaria no estúdio com sua gaita. E deu que ele participa de Elimination Blues, nona faixa do álbum.

Confira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário