![]() |
| Capa do CD-tributo a Shirley Horn, de Montcalm |
Here’s to Life é a primeira faixa do disco com o mesmo nome, de Shirley Horn, lançado em 1992, pelo selo Verve. Inicialmente, imaginei ter sido composta por Johnny Mandel, mais em razão desse disco ter sido produzido e arranjado por ele. Engano: foi composta por Artie Butler e a letra é de Phyllis Molinary.
Pelo jeito, apesar de ter sido gravada por Nancy Wilson, Joe Williams, Eartha Kitt e Barbra Streisand, coube a Shirley Horn “descobri-la” ou, pelo menos, torná-la conhecida. Sua interpretação é primorosa e o arranjo de cordas de Mandel é magnífico. Ele é um mestre e é compositor de primeira. Quem não se delicia com Suicide Is Painless, tema de M*A*S*H, clássico satírico de Robert Altman, ou com The Shadow of Yor Smile, Close Enough for Life, Emily e A Time for Love? Mandel é gênio nos andamentos lentos. Bem que Here’s to Life poderia ser de sua autoria: está à altura de suas composições.
Here’s to Life nasceu clássica na interpretação de Shirley Horn. Mesmo assim, é sempre um prazer escutá-la com outros. As três que ouvi recentemente são a do italiano Stefano Bollani, da polonesa Aga Zaryan e da canadense Térez Montcalm.
A de Térez Montcalm. Térez tem uma voz, realmente, diferente.
A de Stefano Bollani está no álbum Ma l’amore no.
A de Aga Zaryan.
É claro que não poderia faltar a de Shirley Horn e Johnny Mandel. É ouro puro.

Nenhum comentário:
Postar um comentário