![]() |
| O jovem Ahmad |
Para os que nem adolescentes eram nos anos 1980 não devem saber nada sobre esse festival, que não era só de Jazz – como em Montreux –; tinha a noite mais voltada ao blues e outra ao rock (apresentou-se até, o jamaicano Peter Tosh). Foi a primeira nesse formato aqui. Aconteceu um parecido no Rio de Janeiro em que se teve grandes atrações como Pat Metheny, McCoy Tyner e o Weather Report, quando o baixista era Jaco Pastorius. O festival em SP continuou com outro nome depois: Free Jazz Festival, que não tinha muito de “free” (o nome era por conta de uma marca de cigarros). Para se ter uma ideia do quão importantes foram esses eventos, basta citar alguns dos que vieram: John McLaughlin, Chick Corea, Hermeto Pascoal, Stan Getz, Al Jarreau… quer mais? Zoot Sims, Benny Carter, Philip Catherine, Larry Coryell… a lista é extensa. Esse contato que os brasileiros puderam ter com intérpretes, dos mais tradicionais aos mais modernos, serviu em muito para o desenvolvimento do gosto do brasileiro pela música instrumental.
Jamal, no fundo, não mudou muito sua maneira de tocar. Em São Paulo e no Rio, em 2010, apresentou-se com seu trio e participação do percussionista Manolo Badrena, o que em essência, não deixa de ser a formação tradicional piano/baixo/bateria. Sua composição mais conhecida, Poinciana, faz parte de qualquer apresentação sua. Se não tocar, é bem capaz de ser linchado. Faz parte da escrita. Ou do destino.
Chamber Music of the New Jazz é um belo disco, mas com formação um pouco diferente. Não tem bateria, como foi dito. Em seu lugar, temos a guitarra de Ray Crawford. O estilo econômico, sincopado e de variações abruptas de andamento estão, desde já. Jamal não mudou muito. Mudamos nós.
Ouça A Foggy Day. Interpretação personalíssima.
Assista também Ahmad tocando Darn that Dream.

Por que não se fazem mais esses festivais?? me lembro de assistir ao Stéphane Grappelli, violinista francês estupendo, não queria que acabasse mais. Marsalis, Joe Pass, todos vieram. Quem se habilita?? Hein, Guen??
ResponderExcluir