![]() |
| Capa de Sapace and Time, Nicky Schire |
Não existe exatamente uma tradição sul africana no jazz. São poucos os conhecidos. Lembro de Dollar Brand (hoje, Abdullah Ibrahim), sua mulher Sathma Bea Benjamin, cantora que ficou conhecida depois de ter impressionado Duke Ellington, e o saxofonista Hugh Masekela. Mas quem “explodiu” primeiro foi Miriam Makeba. Não era exatamente do gênero, apesar de ter sido casada com Masekela. O fato é que Makeba despertou olhares do ocidente para a absurda relação dos brancos com os negros na África do Sul. Não é casual que os holandeses tenham sido um dos principais colonizadores dos EUA e da África do Sul: a palavra “apartheid” é invenção deles.
Mais à noite leio notas de que Nelson Mandela acabara de morrer. Muita coincidência. Em minutos não há um site sem notícias e até textos mais elaborados sobre ele. Estava com 95, portanto, todos os veículos estavam com as matérias prontas. Jornalismo tem disso. Ruim é quando alguma personalidade morre de repente às 11 da noite.
Space and Time, lançado há pouco, é o segundo disco de Nicky Shrire. Há uma onda atual de cantoras bem originais como Becca Stevens (costuma apresentar-se tocando ukulele; leia em http://bit.ly/1blXHcn), Gretchen Parlato (leia: http://bit.ly/1brIQS7), Kat Edmonson (leia: http://bit.ly/1bnIKLu) e Rebecca Martin (leia http://bit.ly/1f3YZxI). Shrire se junta a essa turma, e no álbum recente, conta com a produção de Matt Pierson, um craque que trabalhou com Joshua Redman, Brad Mehldau, e cantoras como Sophie Millman (leia: http://bit.ly/18qlqs9) e a própria Rebecca Martin.
Nicky Shrire tem uma voz frágil e imprime marca própria em interpretações imaginativas e originais. Além das cinco composições de própria lavra, gravou standards como Someone to Watch Over Me e Say Isn’t So dos modernos, conhecida mesmo é Here Comes the Sun, de George Harrison. O destaque é uma interpretação originalíssima de Teardrop do Massive Attack. A “fragilidade” da voz de Nicky é realçada pelo acompanhamento solitário de um piano. Em vez de um a acompanhá-la em todas as faixas, são três pianistas diferentes: Gil Goldstein, Gerald Clayton e Fabian Almazan. Este último, cubano de nascimento, é mais “caliente”, mas não espere algo parecido aos teclados de um Chucho Valdés.
Ouça Teardrop, com Schrire acompanhada por Fabio Almazan.
Ouça a clássica Wish You Love.
Schrire canta Seliyana, em xhosa, língua falada no povoado em que Nelson Mandela nasceu.
Nicky Schrire canta Here Comes the Sun, no Blue Note.
Space and Time, acompanhada pro Josh Nelson.

Nenhum comentário:
Postar um comentário