![]() |
| Sauer e Wollny: duas gerações do jazz |
Assim mesmo, Sound Suggestions é um belo disco. Lançado em 1979, tem como parceiros musicais o trompetista Kenny Wheeler, o pianista Richie Beirach, o baixista Dave Holland e o baterista – este sim, ensandecido – Jack DeJohnette. Baba, a primeira, é um original de Wheeler. Um puro Wheeler. Sempre gostei de suas composições. É meio ECM, como diziam jocosamente, naquele tempo, os mais puristas. O que importa é que, com Adams e DeJohnette, impossível ser morno, mesmo que Eicher tenha “domado” o saxofonista. Beirach é um pianista lírico, mais para o climático – bem ECM – e Wheeler tem uma queda pelo dramático. Em uma única oportunidade Adams se safa dos grilhões; é em sua composição Got Something’ Good for You. Como seu saxofone, sua voz é áspera, negra, meio blues. Muito bom mesmo.
Em Sound Suggestions o saxofone de Heiz Sauer é limpo, bem redondo, é um contraponto para Adams. As características de cada um são facilmente perceptíveis pois foram separadas na gravação: o alemão no canal esquerdo e o americano no direito.
Nunca mais ouvi algum registro de Sauer. Neste ano descubro que foi lançado Don’t Explain: Live in Concert, pela gravadora alemã ACT Music. É um duo com o pianista Michael Wollny. Respeitosamente, o nome de Sauer vem em primeiro lugar. Heinz é octogenário. Incrível como temos saxofonistas longevos e muito bons. Deve ser por causa do exercício compulsório dos pulmões. Veja Sonny Rollins, ativo ainda, e Charles Lloyd também. Aliás, o sopro de Sauer ficou mais rasgado com o tempo e lembra o de Lloyd. Wollny é bem mais jovem. Poderia ser neto do saxofonista. A diferença de gerações não afeta em nada a qualidade do disco ao vivo lançado em 2012.
Difícil conjecturar se temas como Nothing Compares 2 U ou Make You Feel My Love, de Bob Dylan, estariam entre as escolhidas de Sauer, mas é interessante ouvi-lo executando Prince. Além dos “pops”, Wollny e Sauer executam clássicos como All Blues, de Miles Davis, a música que dá titulo – Don’t Explain –, e composições do saxofonista.
Ouça a versão de Nothing Compares 2 U.
Veja Heinz Sauer em apresentação de 1986 com o trompetista Tomasz Stanko, Richie Beirach (piano), tocando Donna Lee.


Nenhum comentário:
Postar um comentário