![]() |
| Anat Cohen com seu clarinete |
O surpreendente é uma instrumentista israelense se sentir tão à vontade nos ritmos latinos, e brasileiros, especialmente. Anat Cohen, uma moça de 34 anos, tem se destacado na cena novaiorquina. Nos últimos anos não tem ninguém para Anat. Em um universo que tem Don Byron, Eddie Daniels, Paquito D’Rivera, Ken Peplowski, o italiano Gianluigi Trovesi e o veterano Buddy DeFranco, reina com majestade. É a querida da crítica. E como os brasileiros citados, se vira bem em outro instrumento: o saxofone tenor. Na última votação da Downbeat, na categoria “Rising Star”, neste instrumento, desbanca Mark Turner, Eric Alexander e Marcus Strickland.
Anat é de uma família musical. Com os irmãos Yuval (sax soprano) e Avishai (trumpete; não deve ser confundido com o seu xará, mais velho, o baixista) formam o 3 Cohens.
Ela possui um estilo que deve agradar aos brasileiros: é quente e tem um tremendo balanço. E não à toa, aprendeu até a falar português e, com frequência, toca com seus amigos brasileiros radicados na América. No recentíssimo álbum do baixista Nilson Matta – Nilson Matta’s Black Orpheus – participa de três faixas: Samba de Orfeu, Frevo de Orfeu e Um Nome de Mulher. Parece até que é brasileira. Anat toca saxofone e clarineta em Samba Jazz - Jazz Samba (2012), de Duduka Fonseca. Outra participação é com o Choro Ensemble, de Pedro Ramos, Gustavo Dantas, Carlos Almeida e Zé Maurício. Lançaram, em 2007 o álbum Nosso Tempo. Além de originais dela e dos membros da “ensemble”, gravaram Jacob do Bandolim, Radamés Gnatalli e Pixinguinha.
Nos seus álbuns solo, em Noir (2007) interpreta Bebê, de Hermeto Pascoal, e Ingênuo, do mestre Pixinguinha. No mais recente Claroscuro (2012), gravou Tudo Que Você Podia Ser (Lô Borges e Márcio Borges), As Rosas Não Falam (Cartola), Olha Maria (A.C. Jobim) e Um a Zero (Pixinguinha).
Anat toca Um a Zero, de Pixinguinha.
Ouça Kick Off. Aqui divide as clarinetas com o “quase brasileiro” Paquito D’Rivera. A abertura é na clarineta baixo.
As Rosas Não Falam, de Cartola.

Belíssima música do Cartola e execução da Anat.
ResponderExcluir