O mundo gravou Angel Eyes, clássico composto por Earl Brent e Matt Dennis. Frank Sinatra finalizou seu show de despedida com ela, em 1971, portanto, não foi a sua despedida final. A propósito da expressão “todo mundo”, não significa exatamente todo mundo. Passou de meia dúzia, é “todo mundo”. Em línguas mais literais, creio, como no português de Portugal, imagino que para “muitos” não se usa essa expressão.
Lembrei-me, outro dia, de Angel Eyes ouvindo uma belíssima interpretação de Duke Pearson ao piano, Thomas Howard no baixo, e Lex Humphries. É uma gravação de 1961. Columbus Calvi Pearson Jr. é o autor de um standard muito conhecido – Jeannine – e foi grande pianista. Ficou “atrás do balcão”, trabalhando como produtor e A&R na Blue Note Records, na década de 1960.
Mas, quando penso em Angel Eyes, a interpretação que me ocorre, em primeiro lugar, é a de Mark Murphy. O início dessa canção – é a primeira do álbum Rah (Riverside, 1961) – é inesquecível. Murphy repete “angel eyes” por duas vezes como um chamado desesperado antes de cantar os versos seguintes – “Try to think/ That love is not around/ Still it’s uncomfortably near”. No arranjo excepcional de Ernie Wilkins, um naipe de três trombones (Jimmy Cleveland, Urbie Green e Melba Liston) soam em tons misteriosos, e Murphy entra com os trumpetes. É difícil descrever; melhor ouvir.
Rugolo é autor da trilha de O Fugitivo, clássica série de TV
Para minha surpresa, ao ouvir Softly As in a Morning Sunrise cantada por June Christy, notei semelhança impressionante na introdução. A de Christy foi arranjada por Pete Rugolo, conhecido por sua cooperação com Stan Kenton. Grande arranjador, estudou composição com Darius Milhaud na Mills College, Oakland. A gravação de Christy ocorreu em 29 de dezembro de 1954, a de Murphy, em 1961. É bem provável que Wilkins a conhecesse. Ouça, para comparar. E fica registrado: que grande cantora era June Christy. Está entre as minhas cinco preferidas de todos os tempos. O álbum Something Cool, com arranjos de Pete Rugolo, é esplêndido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário